Coleta de lixo eletrônico chega a 14 estações do Metrô de SP

Quatorze estações do Metrô de São Paulo receberão pontos de coleta de lixo eletrônico, pilhas e baterias portáteis. Segundo os organizadores, a iniciativa integra a programação da Virada Sustentável.

Esta é a 6ª edição da campanha, promovida pela Green Eletron em parceria com a Coopermiti e o Metrô. A ação busca ampliar o acesso da população aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Os pontos serão instalados em estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. A programação é indicada para 5 a 11 de novembro de 2026, mas a publicação também menciona início em 4 de novembro.

coleta de lixo eletrônico no Metrô de SP

Os resíduos recolhidos serão encaminhados para triagem e reciclagem, com recuperação de matérias-primas para a cadeia produtiva. A campanha também prevê uma atividade de conscientização na estação Sacomã, na Linha 2-Verde.

Estações participantes e período da campanha

Na Linha 1-Azul, os pontos de coleta estarão nas estações Santana, Liberdade, Saúde e Tucuruvi. A distribuição contempla quatro estações dessa linha.



Já na Linha 15-Prata, os coletores ficarão em Sapopemba e Vila Tolstói. Na Linha 2-Verde, estarão em Clínicas, Paraíso, Tamanduateí e Sacomã.

As estações Palmeiras–Barra Funda, República, Sé e Tatuapé receberão os pontos na Linha 3-Vermelha. A programação da campanha está indicada para o período de 5 a 11 de novembro de 2026, durante o funcionamento das estações.

Materiais aceitos e destinação dos resíduos

A coleta de lixo eletrônico no Metrô de SP aceitará equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte, além de pilhas e baterias portáteis. Os coletores ficarão dentro das estações participantes e terão sinalização própria.

Em geral, os equipamentos estarão próximos às Salas de Supervisão Operacional (SSOs), segundo as informações da campanha. A localização permite que os passageiros encontrem os recipientes nas áreas internas das estações incluídas na ação.

Na edição de 2025, a iniciativa recolheu 2,2 toneladas de resíduos eletroeletrônicos durante o período da campanha. Ao longo de cinco anos, o total acumulado ultrapassou 10 toneladas.

Serviço

  • Evento: ação de interação e conscientização da campanha
  • Data: 5 de novembro
  • Horário: das 10h às 12h
  • Local: estação Sacomã (Linha 2-Verde)


Deixe um comentário